Postagens populares

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

História da música Californication...

Pra quem gosta de Red Hot Chilli Peppers

Californication é o sétimo álbum de estúdio da banda norte-americana de rock Red Hot Chili Peppers. Produzido por Rick Rubin e lançado em 8 de Junho de1999 pela Warner Bros. RecordsCalifornication marcou o retorno do guitarrista John Frusciante à banda. Frusciante, que havia aparecido em Mother's Milk eBlood Sugar Sex Magik, substituiu Dave Navarro.




Californication representou uma notável mudança no estilo musical que era produzido com Navarro. Greg Tate, da Rolling Stone, notou que "enquanto os projetos anteriores dos Chili Peppers foram altamente divertidos, Californication se atreve a ser espiritual e epifânico."2 Os assuntos do álbum incorporaram diversas insinuações sexuais, comumente associadas com a banda; todavia, os temas abordados são mais variados em relação às produções anteriores. Luxúria, morte, suicídio, drogas, globalização e viagens são alguns dos temas presentes em Californication.
É o álbum mais bem-sucedido comercialmente do Red Hot Chili Peppers, tendo vendido mais de 16 milhões de cópias ao redor do mundo,3 com mais de cinco milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos.4 Em 2002, o álbum havia vendido mais de quatro milhões de cópias na Europa.5
De Californication saíram alguns dos principais sucessos da banda, como "Otherside", "Californication" e o vencedor do Grammy "Scar Tissue". O álbum atingiu a terceira posição da Billboard 200 nos Estados Unidos.

Antecedentes

O guitarrista John Frusciante saiu do grupo em meados de 1992 durante a turnê de seu aclamado álbum, Blood Sugar Sex Magik. Demorou mais de um ano para a banda encontrar um novo guitarrista para começar oficialmente com a gravação do próximo álbum. Dave Navarro, ex-Jane's Addiction, foi convidado para participar do Red Hot Chili Peppers depois que Arik Marshall, que tinha terminado o restante da turnê do Blood Sugar Sex Magik ser demitido. Navarro gravou o álbum subsequente da banda, One Hot Minute, incorporando vários elementos de heavy metal e do rock psicodélico.6 One Hot Minute foi um sucesso comercial, vendendo cerca de cinco milhões de cópias (embora pouco em relação ao Blood Sugar Sex Magik). Críticos, no entanto, classificaram o álbum como fraco e sem foco.6 Pouco depois do lançamento do One Hot Minute, Navarro foi demitido devido a divergências internas. No ano seguinte à sua saída do Red Hot Chili Peppers, Frusciante tinha desenvolvido uma dependência de heroína e cocaína, que o deixou em situação de pobreza e de quase morte. Ele entrou na reabilitação de drogas em janeiro de 1998.7 Em abril de 1998, após três meses de tratamento de Frusciante, Flea visitou seu ex-companheiro de banda, e abertamente o convidou para voltar a entrar na banda, Frusciante aceitou. Dentro da semana, e pela primeira vez em seis anos, os quatro se reuniram.

Composição

Grande parte do álbum foi escrito nas casas dos membros da banda, no Verão de 1998. Kiedis e Frusciante, muitas vezes passavam dias juntos, discutindo a criação de música, riffs de guitarra e de conteúdo lírico. Baixo e percussão foram construídos através de jams e do trabalho individual de Flea e Smith.8
As letras do Californication foram derivadas de idéias e experiências de vida de Anthony Kiedis. "Porcelain" resultou após Kiedis conhecer uma jovem mãe noYMCA, que estava tentando tratar de seu vício do álcool, enquanto vivia com sua filha bebê. A canção "Emit Remmus", que é horário de verão soletrado para trás, foi inspirado em um breve relacionamento de Anthony com Melanie Chisholm da Spice Girls.
"Get On Top" uma música que contém o uso de wah pedal para fazer efeito de voz foi formada depois de uma jam realizada logo após Frusciante ter escutadoPublic Enemy: "Eu vim com [o ritmo para a música] na forma de ensaio-apenas tocando-a com o pé."9 O solo de guitarra discreto no meio da canção foi originalmente destinado a ser mais visíveis, de acordo com Frusciante, que estava tocando solos de guitarra. Ele mudou seu processo de pensamento depois de ouvir Steve Howe, guitarrista do Yes na canção "Siberian Khatru".9 "Savior", apresenta efeitos pesados​​, principalmente da Electro-Harmonix Micro Synth com a técnica do Delay.
O hit "Around the World" que remonta ao som funk de influência do Red Hot Chili Peppers, foi feito por Frusciante em sua casa. O ritmo e a batida, entretanto exigiu que ele tocasse a música com o resto da banda, em vez de sozinho.9 O baixo foi composto em "talvez 15 minutos", de acordo com Frusciante.9 A faixa-título do álbum foi um dos mais difíceis para a banda compor. Na autobiografia de Kiedis, Scar Tissue, ele revela que a banda teve uma enorme dificuldade em compôr a música. Kiedis tinha escrito a letra, que achava uma das melhores que ele já tinha escrito, mas a banda não conseguia decidir a forma como a música deve soar musicalmente. Enquanto lutavam com a composição, parecia que não seriam capazes de terminar a tempo de incluí-la no álbum. Frusciante completou o riff final, dois dias antes da gravação, depois inspirando-se na canção "Carnage Visors" do The Cure. A faixa título teve intenção de representar os estilos de vida californiano, e mais especificamente, a natureza falsa que está associada a grande parte da Hollywood.
O recorde foi uma mudança de estilo para o Red Hot Chili Peppers, especialmente em comparação com seu álbum anterior, One Hot Minute que combinava vários elementos de hard rock e rock psicodélico. Embora Californication ainda continha elementos do "punk funk" (com em "Purple Stain", "Get on Top", "I Like Dirt", "Around the World", e "Right on Time") e riffs melódicos (como em "Scar Tissue" e "Otherside") e focado em canções com mais estrutura, em vez de jams.10

Reconhecimentos

A informação relativa aos Reconhecimentos de Californication é adaptado da AcclaimedMusic.net.11
PublicaçãoPaísElogioAnoRank
Robert DimeryEUA1001 discos para ouvir antes de morrer122005*
Rolling StoneEUALista dos 500 melhores álbuns de sempre 132003399
Classic Rock & Metal HammerReino Unido"Os 200 melhores álbuns dos anos 90"142006*
MojoReino Unido"Os 100 Maiores Álbuns de Nosso Tempo 1993-2006"15200689
Rolling StoneAlemanha"500 melhores álbuns de sempre"162005189
Rock and Roll Hall of FameEUA"Top 200 Álbuns de Todos os Tempos"17200792
(*) designa listas não ordenadas.

B-sides

MúsicaDuraçãoLançamento
"Gong Li"3:43B-side de "Scar Tissue" e faixa bônus na edição japonesa e australiana
"Instrumental #1"2:48B-side de "Scar Tissue"
"Instrumental #2"2:34Faixa bônus na edição australiana
"How Strong"4:43B-side de "Otherside" e faixa bônus na edição australiana
"Teatro Jam"3:06B-side de "Around the World"
"Fat Dance"3:40Faixa bônus do iTunes
"Over Funk"2:58
"Quixoticelixer"4:48

Singles

AnoMúsicaPosições
Billboard Hot 100 18Alt.
Songs
18
US Hot Mainstream Rock Chart18UK Top 40SuéciaNova ZelândiaFrançaSuíça
1999"Scar Tissue"91115366
"Around the World"7163535
2000"Otherside"14123319565
"Californication"691116378
"Parallel Universe"37
"Road Trippin"304491

Créditos

Nenhum comentário:

Postar um comentário